
Na época lembro que escrevi isto, realmente, baseado na forma como havia me relacionado com outras pessoas apenas do sexo oposto.Mas refletindo sobre a minha postura diante das diverssas situações diárias e no decorrer de toda a minha existência, gostaria de abranger ainda mais este "nada funciona" .
No livro de S. João 15:5 encontramos uma citação de Jesus bastante contundente.Vou me deter apenas na última parte onde Ele cita "sem mim nada podeis fazer".Sabe, Ele sabia muito bem o que estava dizendo quando disse "nada"...absolutamente "nada"...
Pensando em minha própria experiência, percebo o quanto já perdi noites de sono ou aquela paz interior, por ter me indisposto com alguém de um ciclo mais próximo, como familiares, amigos, namoros, igreja, etc... .As vezes que alimentei o meu orgulho próprio após ter sido rudi, agressivo, incisivo, sarcástico, intolerante, indiferente, equivocado, impetuoso, soberbo e até mesmo cínico, realmente não valeram nem um pouco apena!
Com relação aos contatos amistosos com pessoas em nosso trabalho, no ônibus, elevador, trânsito, uma partida de futebol, em alguma loja, na escola, ou qualquer outro tipo de lugar que eu tenha me exposto a algum tipo de situação relacional e interpessoal, na qual eu me indispus de alguma forma, percebo nitidamente que houve uma falha na minha comunicação vertical com a fonte do infalível "tudo funciona".
Prometia pra mim mesmo: ..."da próxima vez e agirei diferente"... hehe, prá só então ter a oportunidade de perceber o profundo vazio de minhas falsas promessas.
Vez após vez, quando a minha comunicação vertical não está próxima do ideal, a relação horizontal é drasticamente afetada.
Eu lhe diria que com você certamente não é diferente.Não importa que tipo de personalidade ou temperameneto você tenha.Não importa o quão amável e senssível você pareça ser.A menos que a sua relação com a "fonte do domínio próprio" seja relamente ineterrupta, a sua natureza certamente irá lhe sabotar!
Você poderia dizer: "Nossa clêiton, você não pode generalizar, baseado apenas em sua experiência pessoal"... Eu gostaria de lhe dizer que talvez as únicas coisa que eu você tenhamos de diferente sejam o endereço e a nossas digitais, em todo o restante somos absolutamente iguais, no que diz respeito a nossas tendências natural ao fracasso!!!
Poderiamos tentar o isolamento e confinamento.Seria uma bela opção, não fosse o problema estar exatamente no interior e não no exterior.Alguém poderia nos trazer alguma tese humanista como antídoto para esses intemperes dos relacionamentos, como por exemplo ..." seja amável, leia bons livros, seja gentil, escute boas músicas, procure estar perto de pessoas as quais você se relaciona bem, procure ser você mesmo"
...bem, honestamente?eu sei bem o que faço quando tento ser eu mesmo...quantas vezes magoei pessoas que jamais gostaria de ter magoado, por ter sido "eu mesmo".Quantas vezes estraguei tudo com meia duzia de palavras simplesmente por ter sido "eu mesmo"...Quantas vezes descontei nos outros os problemas que eram meus e não deles, por eu ter sido "eu mesmo"...
Como Paulo mesmo disse: ..." já não vivo eu mas Cristo vive em mim"... ele sabia exatamente o que havia feito quando simplesmente tentou ser ele mesmo, dizimou a vida de dezenas de pessoas por causa de seus caprichos pessoais como lider político/religioso da época.
Os relacionamentos sempre serão um desafio.São como pequenos e grandes testes para a formação de nosso caráter.Para tirarmos uma boa nota nestes testes temos que estar em contato contínuo e permanente com quem era "nota 10" em relacionamentos...Ele sim tinha uma ligação ineterrupta com a "fonte de domínio prórpio e Amor". Jesus considerava os momentos a sós com esta fonte de Amor, mais importantes que o próprio descanso, chamamos isto de uma "vida de oração".Nada menos do que o que Ele viveu seria capaz de se tornar a nossa maior referência relacional.Um pensamento diz ..."ninguém viveu como Jesus viveu, porque ninguém orou como Jesus orou"!!!
Agora pense em sua experiência pessoal e relacional: "Por quanto tempo você acredita que é capaz de ser amável, comprensível, gentil, honesto, paciente, abnegado, romântico, atencioso, educado, empático, prestativo, humilde, enfim, se relacionar bem, apenas com seus próprios esforços, ou com uma conduta atuativa de um papel que definitivamente não é, de forma alguma, o "seu", se você não estiver em contato com um referencial totalmente infalível e que possa lhe transformar continua e paulatinamente?Com certeza você, assim como eu, irá fracassar!!!
Os livros podem lhe conscientizar mas não lhe tornarão infalíveis ou abnegados por si próprios, pois o que seria dos iletrados?
Seus pais podem lhe ensinar bons modos, mas não lhe dar o auto controle ou domínio próprio que uma mente rendida ao Espirito de Deus pode lhe proporcionar, pois o que seria dos orfãos?
O humanismo pode lhe oferecer muitos conselhos otimistas, mas não lhe traz o êxito de uma alma consciente de sua decadência e degradação.
"Somente uma alma influenciada pela condução do Espirito de Deus pode chegar a tal conclusão".
Em Salmos 116:11 encontramos ..."todo homem é mentira"...
João ainda declara: ..."qualquer que permanece nEle não peca"... I João 3:6
Pense, reflita, experimente Jesus, e ação! Bless you, csp...
Nossa, muito bom esse texto...Me fez refletir de como andamos aparentemente esquecendo de quem somos sem Cristo...."Jesus é o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não por mim". Ele quer que tudo que creiamos Nele e vivamos para a Glória Dele.
ResponderExcluirDeus te abençoe continuarmente!!!
shallow!!!