terça-feira, 3 de março de 2009

..."Deixe seu ego na porta"...

Minha paixão por música é algo que, inegavelmente, não tenho como esconder...Quem me conhece e já conviveu comigo por alguns instantes sabe o quanto gosto de tudo relacionado a música, e também o quanto sou insistente em cantar alto e a mesma frase diversas vezes até isto se tornar bem insuportável para você,hehe...!!!Talvez você diria: Dá prá cantar toda a música, ou outra música, pelo menos???

Minha mãe sabe bem do que estou falando, pois ela me dizia continuamente: "cante mais baixo, pois estou com dor de cabeça"... mas nunca foi e nem será algo pessoal, é algo ivoluntário, que foge, muitas vezes, a minha percepção ou domínio sobre esta reação natural de meu sistema de manifestações emotivas.Chamo isto de "instinto latente"...Certamente se eu estiver a sós ou rodeado de pessoas estarei em algum momento cantando, ou solfejando algo.Desculpe!Me sinto bem quando faço isto...

Nosso organismo é rodeado de sensores nervosos que tornam as nossas emoções ativas e reativas naturalmente.Poderia citar como um exemplo clássico "os cinco sentidos".

Muitas vezes a sua reação as diverssas situações da vida foge o seu controle ou capacidade de domínio próprio... nossa reação nem sempre será a melhor ou a mais polida...especialmente quando você "dá uma martelada no dedo"...Consegue imaginar?Situação extrema.

Em janeiro de 1985, foi desenvolvido um grande projeto por grandes astros da música norte americana para amenizar a fome na África.O programa foi desenvolvido por um grande empresário do mercado musical nos EUA, Ken Kragen.Ele disse que não poderia trabalhar sem a presença de Quincy Jones, que era muito influente, nada mais nada menos que o produtor de Michael Jackson, que por sua vez, também contribuiu com a elaboração da canção "We are the world" juntamente com Lionel Ritchie...

Ken, fez o convite a pelo menos cinquenta dos mais famosos artistas do mundo musical americano, para gravarem esta canção, façanha que conseguiu em apenas 28 dias.O objetivo era arrecadar fundos com o sucesso da canção e então destinar 90% para as crianças da África e 10% aos sem teto dos EUA.

A música ficou pronta, os artistas confirmaram presença no estúdio às 20h.
Ao chegarem ao estúdio, cada um com a sua pomposa limousine, se deparavam com uma placa feita por Quincy Jones que dizia : "Deixe seu ego na porta"...

Uma vez a canção escrita e todos presentes na  A&M studios, Quincy fez o coral cantar primeiro e depois partiu para os solos. "Acho que o momento mais maravilhoso foi, entre as gravações, quando fizemos um pequeno intervalo, e todos começaram a trocar autógrafos em suas partituras"um exemplo de que a frase funcionou...e foi formidável. Aquela foi realmente uma noite memorável e maravilhosa".Citação feita por uma das cantoras, Kim Carnes.

Em 07 de março de 1985 - O compacto "We Are The World" estreiou nas paradas da Billboard Hot 100, na vigésima primeira posição e atingiu o primeiro lugar no dia 13 de abril nos EUA, permanecendo nessa posição por 4 semanas. A canção vendeu 7.5 milhões de cópias nos EUA e o álbum vendeu mais de 3 milhões de cópias. O projeto "We Are The World" (compacto, álbum, vídeo, merchandising) levantou em torno de 64 milhões de dólares, segundo o site oficial de Ken Kragen.
"We Are The World" também ganhou 3 prêmios Grammy Awards em 1986 nas seguintes categorias: "Disco do Ano", "Melhor Grupo Vocal" e "Melhor Vídeo Curta Metragem".
" Tudo isto aconteceu porque os Astros convidados, entenderam o sentido da frase ...DEIXE SEU EGO NA PORTA".

Sabe, não havia nada de extremo naquele estúdio, apenas, um espírito de cooperação, constrangimento e desapego por um bem alheio: crianças com fome, orfãos, desabrigados, flagelados, viúvas, desempregados, doentes, etc...esta era a situação extrema do mundo...

Ego, uma palavra que vem do Latim e significa nada mais nada menos do que "eu"...Resumindo.

Ego, é a sua reação natural de dizer "Eu primeiro", depois o resto...Eu, tu, ele, nós...
Você sempre quer o melhor lugar, esquece de deixar o restinho da pasta de dente pro próximo usar, no ônibus se você está de pé quer estar sentado, se está sentado que estar na janela, se esta na janela reclama pois o seu colega é muito gordinho, e assim por diante!!!Isso é ivoluntário...

Perceba que ao você se deparar com cinquenta dos mais famosos cantores dos EUA e ainda por cima você ser um deles, não é nada fácil você esquecer de quem você é, do quanto você é talentoso, milionário, renomado, assediado, requisitado, estimado e acima de tudo você está entre os melhores.

Para eles isto certamente não foi fácil.Quem será que foi o primeiro a pedir o autógrafo?Quem foi o primeiro a esquecer do cachê?Neste momento, pouco importa. 

Não importa o quanto você ou eu sejamos famosos, populares ou quanto dinheiro tenhamos em nossas contas bancárias, nosso ego é parte integrante de nossa reação as situações que a vida nos apresenta( é o conceito que você e eu temos de nós mesmos, nosso valor, orgulho, e auto piedade) .A diferença talves, é que quando temos dinheiro ou prestígio ele fique mais acentuado e exigija mais insicivamente o papel de protagonista!

Meu pai sempre me disse algo do tipo: "você nunca perderá por ser humilde".Nem sempre é fácil ser este "humilde"...mas creio que este pequeno exemplo nos trás a compreensão do que poderiamos fazer de melhor ao nosso redor, (se não temos alcançe a África), pelo simples fato de deixarmos o nosso ego na porta de nossos desejos e intenções totalmente egoistas.
Talvez nós não arrecademos milhões, mas podemos tornar o mundo de alguém ao nosso lado mais feliz ou menos pior.

O dia que entendermos que não somos o centro do universo, que precisamos de outras pessoas, é que a nossa vida se tornará mais interessante, quando utilizamos os nosso esforços e talentos para transformar a realidade de alguém triste em alegria...nossa vida começará a fazer sentido e se tornará mais significante.

Uma vida feliz, depende mais do que temos em nossa mente do que em nossos bolsos, portanto não pense que precisamos de dinheiro para tornar as pessoas nosso redor felizes ou realizadas...precisamos apenas de uma mente altruista, um coração abnegado e com seu "eu, ego ou super ego totalmente sensurados.
Tarefa simples?...Não!!!

Mas com a ajuda do Autor e consumador de nossa fé, tudo é possível.
Mãos a obra!!!

Pense duas vezes antes enviar seu dinheiro para áfrica ou qualquer outro lugar do mundo, antes de dar uma boa olhada no seu comportamento com o ambiente que lhe rodeia!!!Talvez você mate a fome de alguém do outro lado do mundo e extermine os sonhos ou sentimentos de alguém bem do seu lado simplesmente por ter dado lugar ao seu incontrolável "ego"!!!...Às vezes um gesto, uma palavra torta, um recentimento, orgulho ferido, falta de perdão ou simplesmente senso de superioridade podem tornar-nos pessoas realmente fracassadas no aspecto social...

Pense, reflita, e ação!!!

Aquele abraço...csp...